quinta-feira, janeiro 02, 2014

Mau Conselho


A antologia Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas reúne doze contos baseados na lenda do Rei Artur e sua Távola Redonda em todas suas versões e interpretações, que se diversificaram e foram modificadas ao longo dos séculos, resultando hoje em grandes clássicos como As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley e As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell. Nessa coletânea da Editora Draco, lançada em 2013, tenho o orgulho de participar com o conto Mau Conselho, uma narrativa medieval que cria uma história alternativa para o mito arturiano, partindo do princípio que tudo o que conhecemos foi uma engenhosa mentira arquitetada por Merlin para esconder um grande segredo do reino.


Trecho do conto

"– Precisamos cavalgar mais rápido – disse ele. – O casamento de seu irmão e rei será amanhã, ao amanhecer; devemos nos apressar se quisermos chegar a tempo a Caerleon.. E a lua estará negra no céu. Não poderemos contar com sua luz se ainda estivermos na estrada durante a noite.

Artur obedeceu e começou a galopar no mesmo ritmo de Merlin. O sol queimava suas costas do ponto mais alto do céu. Não havia uma nuvem. Mesmo não querendo ir ao casamento, Artur era obrigado a acompanhar seu mestre e tutor. Naquele último ano, os dois já não conversavam muito. Tudo porque o velho se recusara a explicar por que motivo seu irmão fora coroado em seu lugar."

Resenha


"Mau Conselho [...] uma trama conspiratória bem amarrada, criativa e que encaixou perfeitamente no tema. Tem uma escrita envolvente e é exatamente o tipo de história que deixa o leitor dividido sobre por quem torcer. [...]" 
Karen Alvares, Por Essas Páginas



"Mau Conselho, Pedro Viana. [...] 
Ótimo conto, com um dos enredos mais originais de toda a coletânea. A narrativa cativa rápido o leitor que, sob o ponto de vista de Mordred, engloba com voracidade o mundo apresentado e as características fortes dos personagens - tamanha a maestria narrativa.[...]"
Julio Soares, Escolhendo Livros

Sinopse do Livro

Todos já ouvimos falar do Rei Artur. Desde as crônicas medievais até a literatura contemporânea, passando por meios como o cinema, teatro, quadrinhos e games, muito foi contado sobre ele, seus cavaleiros e o mago Merlin, reinventando o universo mágico cujo centro é a corte do reino de Camelot.

A coletânea Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas abraça esse imaginário, reunindo histórias inspiradas por versões das novelas de cavalaria e releituras contemporâneas, mas sem ignorar a sua origem na mitologia celta. O resultado é a diversidade de estilos, cenários e gêneros que vão da fantasia heroica ao dieselpunk, sempre unidos à atmosfera de magia e aventura que imortalizaram o Rei Artur.

Na liderança dessa missão pelo Santo Graal está Ana Lúcia Merege, que divide a Távola Redonda com um conto ao lado dos destemidos Roberto de Sousa Causo, Liège Báccaro Toledo, Luiz Felipe Vasques e Daniel Bezerra, André S. Silva, Pedro Viana, A. Z. Cordenonsi, Ana Cristina Rodrigues, Marcelo Abreu, Melissa de Sá, Octavio Aragão e Cirilo S. Lemos.

Batalhas, encantamentos, amores, intrigas e traições – tudo isso e muito mais se revela a cada página de Excalibur, uma homenagem à fantasia medieval e aos heróis que nunca morrem.

Para comprar diretamente da editora, clique aqui.
Também disponível em e-book.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...